quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Querido ano velho!


ano

Janeiro, fevereiro, março, abril... e mais um ano termina! Foi tudo tão rápido, que nem tivemos tempo de nos acostumarmos com ele. Muitos ainda ficam um tanto confusos na hora de preencher um cheque ou coisa parecida e perguntam: Em que ano estamos mesmo? Parece que foi ontem que estávamos cheios de expectativas para a chegada do ano novo. Alguns faziam votos de uma dedicação maior na casa do Senhor, outros diziam consigo mesmos, que neste ano seus sonhos seriam realizados, que se esforçariam mais para alcançarem seus objetivos, e todos tinham a esperança de um mundo melhor, com mais segurança, justiça social, paz e amor entre os homens.
Assim o ano novo chegou, foi recebido de braços abertos e com muita alegria em cada coração. Mas os dias passaram tão depressa que o ano novo envelheceu, agora ele está agonizando e dentro de poucas horas será sepultado. Ninguém faz menção do ano velho, pelo contrário, todos aguardam ansiosos por seu ultimo suspiro, na verdade, muitos já o enterraram há alguns meses, pois desde que encerramos o primeiro semestre, é comum ouvir alguém dizer assim: Puxa, o ano acabou! Realmente é o seu fim, pois todas as homenagens são destinadas ao ano que vai nascer. Parece que o mundo inteiro está diante da porta de uma sala de parto, ansiosos por ouvir o choro do bebê que está por nascer. Os relógios nunca foram tão consultados, todos olham para eles com certa impaciência, os minutos nunca foram tão longos e em contagem regressiva todos contam o tempo que falta para o grande acontecimento.
Enquanto esperam, há uma grande animação em todos os lugares, com muita comida, bebida, fogos, danças e é comum ouvir ecoando pelos ares aquela costumeira frase: “Feliz ano novo!” Mas...em meio a toda está festa, quase sem querer voltei os meus olhos para o ano velho. Meu Deus, o ano velho está chorando!
- Por favor, ano velho não chore assim. Não lamente tanto a sua sorte, porque a historia é sempre a mesma: “Tudo que fica velho é trocado por um novo”. Todos os anos novos ficaram velhos e foram sepultados como você será daqui a pouco. Olha, lá no “esquecimento” você terá muitos outros coleguinhas, acho que mais de dois mil anos já passaram por esta experiência difícil de ser trocado por um ano novo. Acho melhor você parar de chorar, porque no meio de tanta festa, ninguém vai prestar atenção no seu choro, e se alguém tem que morrer, é melhor morrer como um herói, com dignidade e de cabeça erguida, além do mais, eu desejo que você seja um feliz ano velho! Quero que saiba também, que você não será totalmente esquecido, você será até chamado de ano bom ou ruim, dependendo das realizações de cada indivíduo. Muitos se lembrarão de você com saudades, e nas retrospectivas de final de ano, talvez você seja citado como um ano de muitos acidentes, desabamentos, epidemias... Bem, isto pode até não servir de consolo, mas é melhor do que ser esquecido!
Sabe, a Bíblia diz que “os dias do homem são como a erva, que como a flor do campo floresce; mas passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não se conhece mais.” Desculpe-me, não sei por que estou lhe falando da Bíblia, afinal você é apenas um ano velho, mas olhando para a sua trajetória, eu vejo nela a trajetória de cada ser humano. Os nossos dias também passam rápidos, envelhecemos, e também seremos sepultados e esquecidos. Que bom seria se no fim do nosso tempo na terra, pudéssemos olhar para a nossa caminhada e dizer como o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.” (2Tm 3.7).
Por isso, enquanto há tempo é necessário construir, semear, se dar por amor, porque chegará o dia em que seremos lembrados como o ano que passou e pelas nossas boas atitudes seremos inesquecíveis e deixaremos saudades. Ih! Mas que barulho é este? Veja que coisa maravilhosa! É o romper do ano! O ano novo chegou! O ano novo chegou e eu tenho que ir!
Adeus ano velho! Adeus querido ano velho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário