terça-feira, 13 de abril de 2010

Que ovelha tenho sido?


Senhor, hoje é o dia do pastor e eu venho te agradecer, porque sou uma ovelha e tu me deste um pastor segundo a tua palavra. Um imitador de cristo, o Divino pastor, que com carinho guia-me mansamente às águas tranqüilas e faz-me repousar em pastos verdejantes. Neste dia tão especial, olhando para minha posição de ovelha eu te pergunto: Senhor, que ovelha tenho sido? - Perdoa-me Senhor, porque nós as ovelhas, muitas vezes andamos tão dispersas e tão alheias e nem percebemos as lutas, as preocupações e nem a dor que envolve a vida de um pastor. Perdoa-me senhor, pelas vezes que ele precisou de uma palavra minha e eu não dei. Afinal, as ovelhas sempre pensam que dar é obrigação do pastor e que ovelha só precisa receber. - Perdoa-me Senhor, pelos seus problemas que eu nunca percebo! Alias, sempre trouxe todos os meus problemas para que ele resolvesse para mim, esquecendo-me de que pastor, também passa por aflições, por lutas e necessidades. Que ele também tem uma casa, uma família para cuidar, uma esposa que precisa de atenção, filhos que também adoecem, remédios para comprar, contas para pagar... - Perdoa-me Senhor, pela ofensa que ele ouviu de mim naquele dia. Ah! Como deve ter doído o seu coração. Logo depois, eu trouxe a minha oferta, tomei a santa ceia... nem me lembrei de pedir perdão a ti, nem a ele, pois nós as ovelhas, muitas vezes nos esquecemos de que pastor também tem sentimentos, que chora, que sofre e que é feito da mesma matéria sensível que nós. - Perdoa-me Senhor por tão pouco ter dado e pelo muito que dele tenho cobrado. Porque muitas vezes, destacamos as suas faltas e seus defeitos e nem percebemos os seus acertos, nem as suas virtudes. - Perdoa-me Senhor, pelos seus momentos difíceis em que ele tanto precisou das minhas orações e eu tenho orado por tantas pessoas, por tantas causas e dele na verdade, pouco tenho me lembrado. - Perdoa-me Senhor, pelas privações e preocupações que ele tem passado, por coisas que muitas vezes, eu poderia tê-lo aliviado. Mas não, no meu egoísmo, eu nunca pensei que um pastor, também precisasse de “sustento material”. Aliás, eu sempre pensei que “isto” fosse coisa de ovelha e não de pastor. - Perdoa-me Senhor, por não ter percebido o seu cansaço, seus dias difíceis, suas noites mal dormidas, a sua necessidade de descanso, de laser, talvez de umas férias! Afinal, nunca passou pela minha cabeça de ovelha, que um pastor também tem um corpo material, que se fadiga, que sente dores, que adoece... - Perdoa-me Senhor, porque eu não fui suporte, quanto ele se sentiu fraco. - Por eu não ter-lhe dado sequer um sorriso, quando ele se sentiu triste. - Por nunca ter dito: Pastor conte comigo! Quando esta frase precisava tanto ser ouvida por ele. - Por eu não ter tido olhos espirituais para ver o que ele representa para mim, para tua igreja e para teu reino e por não ter tido esta visão espiritual, nunca o valorizei como devia. Enfim, perdoa-me Senhor, porque eu queria que o meu pastor fosse como os super-heróis. Talvez um super homem! Com super poder, visão de raios-X, que voasse e estivesse em todos os lugares ao mesmo tempo e que socorresse e resolvesse todos os nossos problemas! Mas não, o meu pastor não é nenhum super-herói, ele também não é o super-homem, embora seja um homem tão especial. Mas ele é teu servo, o teu escolhido e filho. É também uma ovelha como eu, que necessita da tua graça, das tuas misericórdias e da tua ajuda para continuar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário